Aluna santa-mariense é destaque da região sul na Olimpíada Nacional de Ciências

Rebeca Kroll

Aluna santa-mariense é destaque da região sul na Olimpíada Nacional de Ciências
Foto: Arquivo Pessoal

A aluna do 9º ano do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), Ana Clara Nunes Bettanzo,15 anos, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências. Além disso, a estudante teve a melhor nota entre as meninas de escolas públicas da região sul e ficou entre os 40 melhores alunos.

Neste ano, foram mais de 3 milhões de inscritos na Olimpíada, distribuídos por mais de 4,5 mil municípios do país. A entrega da premiação ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI), em Brasília com a presença do ministro Paulo Alvim. Na ocasião a aluna ganhou uma medalha, um certificado e um troféu das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa é organizada pela Universidade Federal do Piauí e a novidade desta edição foi a entrega de troféus pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) da ONU, para as cinco meninas que tiveram melhor desempenho na ONC 2022, uma de cada região do Brasil.

– Imaginei que me sairia bem, mas não esperava conseguir a medalha de ouro. Fiquei muito feliz com o resultado, foi muito bom poder ter esse reconhecimento. É uma conquista importante que pode me ajudar no futuro, principalmente para fazer faculdade no exterior de Direito ou Ciências Políticas – comenta a estudante.

Motivo de orgulho

Ana Clara participa de olimpíadas desde os 12 anos, quando entrou no CMSM, devido ao forte incentivo da escola. Para o pai da estudante, Vaner Luiz Ferraz Bettanzo a conquista traz muito orgulho para toda a família.

– É muito emocionante vê-la estudando e tendo esses resultados que extrapolam o âmbito escolar. É um retorno de todo estudo e dedicação que ela aplica diariamente na escola. Nós voltamos dessa viagem com a certeza de que o estudo é o caminho e esperamos que esse prêmio reverbere outras oportunidades – relata Vaner.

A professora de Ciências, Daiana Temp, foi quem incentivou Ana Clara a se inscrever nas provas. Para a professora, a participação dos alunos nesses eventos proporciona a eles a vivência de experiências diferenciadas e demonstra que eles são capazes de conquistar seus sonhos.

– A Ana Clara é uma aluna diferenciada. Ela consegue versar sobre diferentes temas, seja de forma oral ou escrita. Meu sentimento foi de orgulho e agradecimento, por ela ter aceitado participar e se engajado durante a resolução das provas. Como professora essas conquistas mostram que temos que continuar a semear o gosto pela ciência, principalmente, incentivando à participação em eventos e iniciação científica – destaca Daiana.

Olimpíadas

A Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desde 2016 e tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Participam estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; em qualquer ano do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior.

Os estudantes participaram de duas fases, uma com questões objetivas e outra com dissertativas. As provas avaliam conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Além disso, neste ano Ana Clara também foi premiada na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) e ganhou um notebook. A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação da última semana do “Viva o Natal” de Santa Maria Anterior

Confira a programação da última semana do “Viva o Natal” de Santa Maria

Próximo

Pulverização com drones: solução ou problema?

Geral